Info Marcas

Depois de um longo dia de trabalho, Fabiana deitou no sofá e pegou o celular. Começou a rolar o feed das redes sociais e ficou frustrada mais uma vez por ver todo mundo curtindo viagens incríveis enquanto ela passa o ano todo em casa. Como se planejar financeiramente para viajar como essas pessoas?

Minha amiga fictícia pode muito bem ser você, caso esteja há muito tempo sem viver uma experiência de lazer que realmente fique na lembrança como um dos melhores momentos da sua vida. Que tal deixar as fotos alheias de lado e começar a planejar a sua própria viagem?

Uma pesquisa feita pelo buscador de viagens Kayak, em 2019, mostrou que viajar é o investimento preferido dos brasileiros. E o meu propósito, aqui, é encaixar você nessa estatística, mostrando como se planejar financeiramente para viajar quando e para onde quiser. É totalmente possível ter prosperidade nesse objetivo, veja só!

Por que o planejamento financeiro é importante?

Quem sonha acordado com uma viagem que nunca sai do papel, certamente, tem algum impedimento relevante — como é o caso de dinheiro. A única saída, então, é começar a se organizar financeiramente para alcançar as suas metas, sejam elas relacionadas a uma viagem ou não.

Várias pessoas que postam fotos viajando podem ter recursos de sobra e ostentar os destinos visitados nas redes sociais. Porém, a maioria que está ali deve ter se privado de outras coisas, economizado bastante e planejado cada detalhe para que a viagem acontecesse. Já parou para pensar nisso?

Como se planejar financeiramente para viajar?

O que separa você da sua próxima viagem está listado a seguir. Acompanhe comigo todas as etapas!

Defina o destino dos seus sonhos

Eu poderia começar falando para você pensar em um orçamento possível para a realização da viagem, mas isso limitaria as suas escolhas. Então, que tal começar pelo destino? Reflita sobre qual lugar você sempre quis conhecer, mas nunca teve oportunidade. Coloque as crenças limitantes de lado e escolha o local dos seus sonhos, seja ele nacional ou internacional.

Estabeleça o orçamento ideal

Depois de delinear o seu sonho, realize pesquisas em agências confiáveis e converse com pessoas que já viajaram para o lugar. Assim, você elabora um orçamento médio e descobre qual é o investimento necessário para atingir o seu objetivo. Nesse sentido, veja o valor de passagens, transportes, formas de hospedagem e custo de vida local, entre outros aspectos.

Faça uma reserva mensal

Agora que seu orçamento está pronto, faça uma revisão para tornar os valores mais próximos da realidade. Com todos os gastos na ponta do lápis, é só você começar a fazer uma reserva para conseguir o valor necessário.

Se ainda não tem o dinheiro todo, estipule um valor mensal e não gaste essa parcela da sua renda com outra coisa — se preferir, pode investir a sua reserva para que ela renda juros e ajude a aumentar, nem que seja em curto prazo, o seu capital para a viagem.

Corte os gastos extras

Não vai ser fácil economizar para manter a sua reserva em dia, mas nada é impossível quando há disciplina e determinação. Para ajudar, mude alguns hábitos diários e corte aqueles gastos extras — lanches na rua, eletrônicos sempre na tomada, mais de um canal de assinatura, compras por impulso, saídas aos finais de semana etc.

Utilize milhas dos cartões de crédito

Ter cartão de crédito é uma tentação para o descontrole financeiro. Contudo, se você souber usá-lo a seu favor, vai conseguir ótimas chances de economizar na viagem. Concentre todos os seus gastos fixos e variáveis em um só banco e, com eles, acumule milhas — elas podem ser trocadas por passagens e você elimina esse custo do planejamento.

Controle-se nos gastos durante a viagem

Conseguiu se planejar e a viagem finalmente aconteceu? Perfeito! Porém, não se esqueça das finanças enquanto se deslumbra com o destino. É muito importante controlar os gastos durante o passeio para que você não contraia dívidas e se prive de realizar outras viagens em um futuro próximo. Para isso, escolha hotéis próximos ao centro, encontre eventos gratuitos, visite locais públicos e não compre tudo o que ver pela frente.

Para conquistar as viagens mais perfeitas, ter consciência financeira é fundamental. Se, mesmo depois das minhas dicas, você ainda sentir insegurança em como se planejar financeiramente para viajar, pense na possibilidade de participar de treinamentos para aumentar o seu poder pessoal.

Gostou da ideia? Então, desbloqueie a prosperidade de que você precisa conhecendo o curso Construindo Liberdades e tenha aulas 100% online.

 

FONTE: WENDELL CARVALHO